La evolución de los moldes de revestimiento cerámico para la fundición a la cera perdidadesde la edad primitiva hasta la actualidad

  1. Pérez Conesa, Itahisa 1
  2. Vila Moscardo, David 2
  3. del Pino de León, Soledad 1
  1. 1 Universidad de La Laguna
    info

    Universidad de La Laguna

    San Cristobal de La Laguna, España

    ROR https://ror.org/01r9z8p25

  2. 2 Universidad Miguel Hernández de Elche
    info

    Universidad Miguel Hernández de Elche

    Elche, España

    ROR https://ror.org/01azzms13

Revista:
Cuadernos de Historia del Arte

ISSN: 0070-1688 2618-5555

Any de publicació: 2021

Títol de l'exemplar: Dossier: Aportes a las perspectivas de género en historia del arte

Número: 36

Pàgines: 241-274

Tipus: Article

Altres publicacions en: Cuadernos de Historia del Arte

Resum

A técnica da fundição à cera perdida para produção de peças de metal é utilizada por diferentes culturas na história da humanidade.Os seus procedimentos tem se adaptado à tecnologia no uso do momento deixando registro disso, tanto nos monumentos funerários egípcios, nas obras artísticas procedentes de Mesopotâmia ou Grecia, entre outros, ou recolhida em textos, manuais e tratados Neste artigo se mostra um percurso que nos apresenta a evolução das técnicas dos moldes com revestimento refratário, e por isso, pode se fazer uma retrospectiva que nos indica que a técnica da chamota e a cásca cerâmica, evidentemente, sucessoras à técnicaprimitiva, tem sido adaptadas aos avanços teconológicos de cada uma das diferentes culturas alcançando as suas próprias características para que fossem mais eficazes e lucrativas. Descrevem-se as características da pasta do molde refratário desde os inícios até a técnica mais utilizada que demonstram que os procedimentos da fundição artística estão em constante adaptação e simplificação para economizar e simplificar a produção de peças em função das necessidades.

Referències bibliogràfiques

  •  ALBALADEJO GOZÁLEZ, Juan Carlos. «Asignatura de Libre Elección en el Taller de Fundición en la ULL.» Programa docente . Santa cruz de Tenerife: Universidad de La Laguna, 2010.
  •  CELLINI, Benbenutto. Tratados de orfebrería, escultura, dibujo y arquitectura . Madrid : Akal, 1989.
  •  DEL PINO DE LEÓN, Soledad. “Procesos Metalúrgicos en la Edad del Bronce: la Espada de Peña Negra”. Santa Cruz de Tenerife: Universidad de La Laguna, 2015.
  •  FERNÁNDEZ CASTRO, Mª Cruz. “La Edad de los Metales”, en: Historia del Arte. Historia 16, Madrid: Historia viva, 1989.
  •  LE THOMAS, P.J. La Metalurgía. Barcelona: Martínez Roca, 1969.
  •  MARCOS MARTÍNEZ, Carmen. «Fundición a la cera perdida: técnica de la cascarilla cerámica.» Tesis doctoral. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2001.
  •  GONZÁLEZ PRATS, Alfredo. Nueva Luz sobre la Protohistoria del Sudeste. Alicante: Universidad de Alicante, 1990.
  •  TYLECOTE, R.F. A history of Metallurgy . London: The Metals Society, 1976.
  •  VILA MOSCARDÓ, David. La revolución de la cascarilla cerámica. estudio de dos casos de aplicación en la fundición artistica valenciana actual: La Facultad de Bellas artes de Altea, la empresa del artista Jaume Espí. Universidad Miguel Hernández, 2015.
  •  WACKERNAGEL, Martin. El medio artístico en la Florencia del Renacimiento. Madrid: Akal, 1997.