Relación del conocimiento táctico de jóvenes futbolistas con la edad, la experiencia y el nivel de pericia

  1. Serra-Olivares, J.
  2. García-López, L. M.
  3. Calderón, A.
  4. Cuevas Campos, R.
Revista:
Cuadernos de psicología del deporte

ISSN: 1578-8423 1989-5879

Any de publicació: 2015

Volum: 15

Número: 3

Pàgines: 105-112

Tipus: Article

DOI: 10.4321/S1578-84232015000300010 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDIGITUM editor

Altres publicacions en: Cuadernos de psicología del deporte

Objectius de Desenvolupament Sostenible

Resum

Dada a importância de uma boa base de conhecimento antes de decidir de forma adaptativa no desporto, reações de 109 jovens futebolistas oito e doze anos e sua relação com o conhecimento, idade, experiência em competição e nível de especializaçãopor meio do Teste ofensivo Futebol Tactical Conhecimento é estudado. Foram observadas diferenças significativas de magnitude moderada versus idade e experiência em competição jogadores federados (r < ,40; p < ,05), embora os resultados foram mistos. O nível de especialização significativamente correlacionada com o conhecimento declarativo (rho = 350, p < ,01), e os jogadores táticos (rho = ,446; p < ,01), processual (rho = ,446; p < ,01) . Os resultados sugerem que a idade ea experiência não são decisivo de conhecimento tático como no papel e outras variáveis: metodologias de ensino e formação recebidos do treinador. São necessários mais studos que testam se o treinamento específico no conhecimento dos problemas táticos aumenta a capacidade de tomada de decisão no desporto em geral eo futebol em particular.

Referències bibliogràfiques

  • Alarcón, F., Cárdenas, D., Miranda, M. T., Ureña, N., Piñar, M. I., y Torre, E. (2009). Effect of a training program on the improvement of basketball players' decision making. Revista de Psicología del Deporte, 18, 403-407.
  • Anderson, J. R. (1982). Acquisition of cognitive skill. Psychological Review, 89, 369-406.
  • Baker, J., Cobley, S., y Schorer, J. (2012). Talent identification and development in Sport. International Perspectives. London: Routledge.
  • Bayer, C. (1992). La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Hispano Europea.
  • Baguley, T. (2009). Standardized or simple effect size: what should be reported? British Journal of Psychology, 100(3), 603-17.
  • Buscà, B., Riera, J., y Garcia, L. (2010). Diseño de un nuevo test para evaluar las aptitudes cognitivas en el deporte. Estudio de fiabilidad y validez. Revista de Psicología del deporte, 19(2), 277-290.
  • Fernández-Echeverría, C., Moreno-Arroyo, A., Gil-Arias, A., Claver-Rabaz, F., Moreno-Arroyo, P. (2014). Estudio del conocimiento procedimental, experiencia y rendimiento, en jóvenes jugadores de voleibol. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 25, 13-16.
  • French, K. E., y Thomas, J. R. (1987). The relation of knowledge development to children's basketball performance. Journal of Sport Psychology, 9, 15-32.
  • García-González, L., Moreno-Arroyo, M. P., Iglesias, D., Moreno-Arrollo, A., y Del Villar, F. (2006). El conocimiento táctico en tenis. Un estudio con jugadores expertos y noveles. Cuadernos de Psicología del Deporte, 6(2), 11-20.
  • García-González, L., Moreno-Arroyo, M. P., Moreno-Arroyo, A., Iglesias, D., y Del Villar, F. (2009). Estudio de la relación entre conocimiento y toma de decisiones en jugadores de tenis, y su influencia en la pericia deportiva. Revista internacional de ciencias del deporte, 17, 65-75.
  • García-López, L. M., Contreras Jordán, O. R., Penney, D., y Chandler, T. J. L. (2009). The role of transfer in games teaching: Implications in the development of the sports curriculum. European Physical Education Review, 15(1), 47-63.
  • Gil-Arias, A., Del Villar, F., Claver, F., Moreno-Arroyo, A., García-González, L., y Perla-Moreno, M. (2012). ¿Existe relación entre el nivel de competición y el conocimiento del juego en voleibol?. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 21, 53-57.
  • Gil-Arias, A., Perla-Moreno, M., García-González, L., Moreno-Arroyo, A., y Del Villar, F (2012). Analysis of declarative and procedural knowledge in volleyball according to the level of practice and players' age. Perceptual & Motor Skills: Exercise & Sport, 115(2), 632-644.
  • González-Víllora, S., García-López, L. M., Contreras-Jordán, O. R., y Gutiérrez-Díaz del Campo, D. (2010). Estudio descriptivo sobre el desarrollo táctico y la toma de decisiones en jóvenes jugadores de fútbol (12 años). Revista Infancia y Aprendizaje, 33(4), 489-501.
  • González-Víllora, S., García-López, L. M., Pastor-Vicedo, J. C., y Contreras-Jordán, O. R. (2011). Conocimiento táctico y toma de decisiones en jóvenes jugadores de fútbol (10 años). Revista de Psicología del Deporte, 20(1), 79-97.
  • Gutiérrez-Díaz del Campo, D., González-Víllora, S., y García-López (2011). Differences in decision-making development between expert and novice invasion game players. Perceptual and Motor Skills, 112(3), 871-888. doi: 10.2466/05.10.11.25.
  • Kannekens, R., Elferink-Gemser, M. T., Post, W. J., y Visscher, C. (2009). Self-assessed tactical skills in elite youth soccer players: a longitudinal study. Perceptual and Motor Skills, 109(2), 459-472. doi: 10.2466/pms.109.2.459-472.
  • Kannekens, R., Elferink-Gemser, M. T. y Visscher, C. (2009). Tactical skills of world-class youth soccer teams. Journal of Sports Sciences, 27(8), 807-812. doi: 10.1080/02640410902894339.
  • Malina, R. M. (2014). Top 10 research questions related to growth and maturation of relevance to physical activity, performance, and fitness. Research Quarterly for Exercise and Sport, 85(2), 157-173. doi:10.1080/02701367.2014.897592.
  • McPherson, S. L., y Thomas, J. R. (1989). Relation of knowledge and performance in boys' tennis: age and expertise. Journal of Experimental Child Psychology, 48, 190-211.
  • McPherson, S. L. (1999). Expert-novice differences in performance skills and problem representations of youth and adults during tennis competition. Research Quarterly for Exercise and Sport, 70(3), 233-251.
  • Mitchell, S. A., Oslin, J. L., y Griffin, L. (2006). Teaching sport concepts and skills. A tactical approach. Champaign, IL: Human Kinetics.
  • Morales, P. (2011). Guía para construir cuestionarios y escalas de actitudes. Guatemala: Universidad Rafael Landívar. (Disponible en http://www.upcomillas.es/personal/peter/otrosdocumentos/Guiaparaconstruirescalasdeactitudes.pdf).
  • Moreno-Arroyo, A., Del Villar, F., García-González, L., García-Calvo, T., y Moreno, M. P. (2013). Propiedades psicométricas de un cuestionario para la evaluación del conocimiento procedimental en voleibol (CCPV). RICYDE, 30(9), 38-47. http://dx.doi.org/10.5232/ricyde2013.03103.
  • Nevett, M. E., y French, K. E. (1997). The development of sport-specific planning, rehearsal, and updating of plans during defensive youth baseball game performance. Research Quarterly for Exercise and Sport, 68, 203-214.
  • Nevett, M., Rovegno, I., y Baviarz, M. (2001). Chapter 8. Fourthgrade children's knowledge of cutting, pass and tactics in invasion games after a 12-lesson units of instruction. Journal of teaching in physical education, 20, 389-401.
  • Sánchez-Mora, D., García-López, L. M., Del Valle-Díaz, M.S., y Martínez-Solera, I. (2011). Spanish primary school students' knowledge of invasion games. Physical Education & Sport Pedagogy, 16(3), 251-264.
  • Serra-Olivares, J., y García-López, L. M. (201x). Diseño y validación del test de conocimiento táctico ofensivo en fútbol (TCTOF). Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte (en prensa).
  • Tan, C. W. K, Chow, J. I., y Davids, K. (2012). 'How does TGfU work?': examining the relationship between learning design in TGfU and a nonlinear pedagogy. Physical Education and Sport Pedagogy, 17(4), 331-348.
  • Thomas, J. R. y Nelson, J. K. (2007). Métodos de investigación en actividad física. Badalona: Paidotribo.