Incidencia del entorno en el desarrollo de habilidades sociales en adolescentes en riesgo de exclusión
-
1
Universidad de La Laguna
info
ISSN: 1989-2446
Año de publicación: 2018
Número: 20
Páginas: 7-22
Tipo: Artículo
Otras publicaciones en: Revista Electrónica de Investigación y Docencia ( REID )
Resumen
Neste artigo, analisamos: a) a assertividade e as habilidades sociais dos adolescentes em risco de exclusão social, e b) como as variáveis de crescimento influenciam o desenvolvimento de habilidades sociais. Usando uma metodologia mista e um método de estudo de casos múltiplos, seis crianças declaradas em risco de exclusão social foram selecionadas intencionalmente. As informações dos dados foram obtidas por meio de técnicas e instrumentos qualitativos (entrevistas abertas a informantes-chave e informantes assistentes) e quantitativos (Escala de Habilidades Sociais de Gismero, 2000). Os resultados obtidos mostram que os adolescentes em risco de exclusão social, selecionados para esta pesquisa, apresentam dificuldades em desenvolver habilidades interpessoais assertivas. Nesse sentido, esses resultados expressam que os ambientes sociais próximos a esses menores podem favorecer a vulnerabilidade, a marginalização e a exclusão social em outros contextos desconhecidos. Este estudo descreve e explica a importância do ambiente, tanto social quanto familiar, no desenvolvimento de habilidades interpessoais. Da mesma forma, as crianças que crescem e se desenvolvem em contextos de pobreza e exclusão social podem ser propensas a assumir e desenvolver habilidades sociais pouco assertivas; essas habilidades só seriam úteis, nesses menores, para funcionar efetivamente em seus ambientes de proximidade.
Referencias bibliográficas
- Angulo, F. y Vázquez, R. (2003). Los Estudios de casos en Educación. Una aproximación teórica. En R. Vázquez. & F. Angulo (Coords.), Introducción a los estudios de casos. Los primeros contactos con la investigación etnográfica (pp. 15-51). Málaga, España: Aljibe.
- Argyle, M. (1983, 4ª ed.). The psychology of interpersonal behavior. Harmondsworth, United Kingdom: Penguin Books.
- Ayala, H., Pedroza, F., Morales, S., Chaparro, A. y Barragán, N. (2002). Factores de riesgo, factores protectores y generalización del comportamiento agresivo en una muestra de niños en edad escolar. Salud Mental, 25(3), 27-40.
- Balsells, M. A. (2003). La infancia en riesgo social desde la sociedad del bienestar. Teoría de la educación: educación y cultura en la sociedad de la información, 4.
- Balsells, M. A. (2006). Québec y Cataluña: Redes y profesionales para la acción socioeducativa con familias, infancia y adolescencia en situación de riesgo social. Revista Española de Educación Comparada, (12), 365-387. doi: 10.5944/reec.12.2006.7435
- Bandura, A. (1977). Social learning theory. Englewood Cliffs, US: Prentice Hall.
- Bernal, A. (2003). La construcción de la identidad personal como proyecto de educación moral. Supuestos teóricos y delimitación de competencias. Teoría de la educación, (15), 129-160.
- Betina, A., Castro, A. y Contini, N. (2009). Habilidades Sociales preescolares: una escala para niños de contextos de pobreza. Revista de Psicología, 27(1), 3-28.
- Caballo, V. (2002). Manual de evaluación y entrenamiento de las Habilidades Sociales. Madrid, España: Siglo XXI de España Editores.
- Caballo, V., Salazar, I., Irurtia, M., Olivares, P. y Olivares, J. (2014). The relationship between social skills and social anxiety and personality styles/disorders. Behavioral Psychology/ Psicología Conductual, 22, 401-422.
- Casullo, M., Brenlla, M., Castro, A., Cruz, M., González, R., Maganto, C., Martín, M., Martínez. P., Montoya, R. y Morote, R. (2002). Evaluaciones del Bienestar Psicológico en Iberoamérica. Buenos Aires, Argentina: Paidós.
- Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL). (2013). Effective Social and Emotional Learning Programs. Middle and high school edition. KSA-Plus Communications, Inc.
- Catalano, R., Park, J., Harachi, T., Haggerty, K., Abbott, R. y Hawkins, J. (2005). Mediating the effects of poverty, gender, individual characteristics, and external constraints on antisocial behavior: A test of the social development model and implications for developmental life-course theory. In D. P. Farrington. (Ed.), Advances in criminological theory: Vol.14. Integrated developmental and lifecourse theories of offending (pp. 93-123). New Brunswick, N.J.: Transaction.
- Extremera, N. y Fernández-Berrocal, P. (2013). Inteligencia Emocional en adolescentes. Orientación educativa. Padres y Maestros. Madrid: Teaediciones.
- Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid, España: Ediciones Morata.
- Gilbert, D. y Connoly, J. (1995). Personalidad, Habilidades Sociales y psicopatología: un enfoque diferencial. Barcelona, España: Omega.
- Gismero, E. (2000). Escala de Habilidades Sociales. Madrid, España: TEA Ediciones.
- Gutiérrez, M. y Expósito, J. (2015). Autoconcepto, dificultades interpersonales, Habilidades Sociales y conductas asertivas en adolescentes. REOP, 26(2), 42-58. doi: 10.5944/reop.vol.26.num.2.2015.15215
- Ison, M. (2004). Características familiares y habilidades socio-cognitivas en niños con conductas disruptivas. Revista Latinoamericana de Psicología, 36(2), 257-268.
- Kelly, J. (1992). Entrenamiento en las Habilidades Sociales. Bilbao, España: Biblioteca de Psicología.
- Lucio, G., Barcelata, B., Durán, C. y Villafranca, L. (2004). Sucesos de vida estresantes: un estudio transcultural de adolescentes venezolanos y mexicanos. RIDEP, 17(1), 123-138.
- Mangrulkar, L. Whitman, C. y Posner, M. (2001). Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. Washington, US: Organización Panamericana de la Salud.
- McMillan, J. y Schumacher, S. (2005). Investigación educativa. Madrid, España: Pearson.
- Melendro, M., De-Juanas, A. y Rodríguez, A. (2017). Déficits en la intervención socioeducativa con familias de adolescentes en riesgo de exclusión. Bordón. Revista de Pedagogía, 69(1), 123-138. doi: 10.13042/Bordon.2016.48596
- Mendo-Lázaro, S., León del Barco, B., Felipe-Castaño, E., Polo del Río, M.ª I. y Palacios-García, V. (2016). Evaluación de las habilidades sociales de estudiantes de Educación Social. Revista de Psicodidáctica, 21(1), 139-156. doi: 10.1387/RevPsicodidact.14031
- Michelson, L., Sugai, D., Wood, R. y Kazdin, A. (1987). Las Habilidades Sociales en la infancia: Evaluación y tratamiento. Barcelona, España: Martínez Roca.
- Neiman, G. y Quaranta, G. (2009). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En Vasilachis de Gialdino (Comp.), Estrategias de investigación cualitativa (pp. 213-238). Buenos Aires, Argentina: Gedisa.
- Papalia, D. (1990). Desarrollo humano. México: McGraw-Hill.
- Parrilla, Á., Gallego, C. y Moriña, A. (2010). El complicado tránsito a la vida activa de jóvenes en riesgo de exclusión: una perspectiva biográfica. Revista de Educación, (351), 211-233.
- Pérez, C., Betancort, M. y Cabrera, L. (2014). Inversión pedagógica y éxito escolar del alumnado de clase obrera. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE), 7(2), 410-428.
- Pilyoung, K., Evans, G., Angstadt, S., Shaun Ho, S., Sripada, C., Swain, J., Liberzon, I. y Phan, K. (2013). Effects of childhood poverty and chronic stress on emotion regulatory brain function in adulthood. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 110(46), 18442-18447. doi: 10.1073/pnas.1308240110
- Roca, E. (2005). Cómo mejorar tus Habilidades Sociales. Programa de Autoestima, Asertividad e Inteligencia Emocional. Valencia, España: Edita ACDE.
- Rodríguez, G., Gil, J. y García, E. (1996). Metodología de la investigación cualitativa. Málaga, España: Ediciones Aljibe.
- Santana-Vega, L.E. (2015). Orientación educativa e intervención psicopedagógica. (4ª ed.). Madrid, España: Pirámide.
- Schneider, J. A., Limberger, J. y Andretta, I. (2016). Habilidades sociais e drogas: revisão sistemática da produção científica nacional e internacional. Avances en Psicología Latinoamericana, 34(2), 339-350. doi: 10.12804/apl34.2.2016.08
- Segura, M. (2007). Jóvenes y adultos con problemas de conducta. Madrid, España: Nancea.
- Segura, M., Expósito, J. y Arcas, M. (1999). Programa de competència social. Habilitats cognitives. Valors morals. Habilitats socials. Educació Secundaria Obligatoria, 1r cicle. Barcelona, España: Departament d´Ensenyament. Generalitat de Catalunya.
- Stake, R. (2005). Investigación con estudio de casos. Madrid, España: Morata. Trautmann, A. (2008). Maltrato entre pares o “bullying”. Una visión actual. Revista Chilena de Pediatría, 79(1), 13-20. doi: 10.12804/apl34.2.2016.08
- Trianes, M., Muñoz, A. y Jiménez, M. (2000). Competencia social: su educación y su tratamiento. Madrid, España: Pirámide.
- Vallés, A. y Vallés, C. (2000). Solución de conflictos interpersonales III. Educación Secundaria. Madrid, España: EOS.
- Veloso-Besio, C., Caqueo-Arancibia, W, Caqueo-Urízar, A., Muñóz-Sánchez, Z. y Villegas-Abarzúa, F. (2010). Estrategias de afrontamiento en adolescentes. Revista de Psicología, 22(1), 23-34.
- Willis, P. (1988). Aprendiendo a trabajar. Madrid, España: Akal.
- Wilson, J. y Kelling, G. (1982). Broken Windows. The police and neighborhood safety. The Atlantic Monthly, 249(3), 29-38. doi: 10.1590/S1984-02922010000100003