La fotografía científica en el archivo de la Fundación Telesforo Bravo-Juan Coellolos deterioros de positivos monocromos de plata gelatina

  1. Ania Rodríguez-Maciel
  2. Elisa Díaz-González
Revue:
Ge-conservación

ISSN: 1989-8568

Année de publication: 2021

Número: 20

Pages: 85-95

Type: Article

DOI: 10.37558/GEC.V20I1.1024 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

D'autres publications dans: Ge-conservación

Résumé

A natureza especial e o valor da fotografia científica fazem com que o fundo do cientista Telesforo Bravo Expósito se torne uma indispensável e preciosa fonte documental do património natural das Ilhas Canárias. Este fundo fotográfico é composto por mais de 70000 objetos fotográficos. A maioria são positivos monocromáticos de prata em gelatina e, um processo fotográfico muito comum, tanto em arquivos como em coleções privadas. A primeira abordagem ao estudo deste fundo leva-nos a analisar 4062 cópias realizadas com este procedimento, de modo que se identificam os principais sinais físicos que afetam a imagem, a fim de determinar e relacionar essas alterações com o material de base das cópias positivas. O estudo organoléptico das cópias, através de instrumentação de aumento, e o fotográfico mudando a posição dos iluminantes, vão ajudar-nos a realizar uma primeira classificação e, posteriormente, a determinação das análises complementares necessárias para a caracterização da camada de gelatina deste tipo de cópias.

Information sur le financement

Expresamos nuestro agradecimiento a la Fundaci?n Telesforo Bravo-Juan Coello (Tenerife), especialmente a su director Jaime Coello, por permitir el estudio de los positivos monocromo que pertenecen al fondo fotogr?fico.

Financeurs

Références bibliographiques

  • ALI, M.; et al. (2012). Investigations on the chemical degradation of silver gelatine prints. International Journal of Conservation Science, 3(2), 93-106.
  • ALI, M.; et al. (2015). Investigations and conservation of El-Shenawy palace photographic collection in Mansoura, Egypt. Mediterranean Archaeology and Archaeometry, 15(3), 165-185.
  • BOADAS, J.; CASELLAS, Ll.; SUQUET, M.A. (2001). Manual para la gestión de fondos y colecciones fotográficas. Girona: CCG Edicions.
  • COELLO BRAVO, J. (2007). Biografías de Científicos Canarios: Telesforo Bravo Expósito. Canarias: Oficina de Ciencia, Tecnología e Innovación. Gobierno de Canarias.
  • FUENTES, A.; ROBLEDANO ARILLO, J. (1999). “La identificación y preservación de los materiales fotográficos.” En: Manual de documentación Fotográfica (Félix del Valle, coordinador). Madrid: Síntesis. p. 43-76.
  • HERRERA GARRIDO, R. (2014). La conservación de fotografía contemporánea. Nuevos retos y problemas. 15a Jornada de Arte Contemporáneo, febrero 2014, pp. 81-96.
  • HODGSON, A. (2007). “Silver halide materials: General emulsion propierties”. En The Focal Encyclopedia of Photography (Fourth Edition). Focal Press, 641-649. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-240-80740-9.50138-0
  • Instituto Canadiense de Conservación (ICC). (2014). Notas 16/4. Cuidado de las copias fotográficas en Blanco y Negro. Santiago de Chile: CNCR-DIBAM.
  • Instituto Canadiense de Conservación (ICC). (2014). Notas 16/6. Procesamiento de películas y papeles fotográficos contemporáneos en Blanco y Negro. Santiago de Chile: CNCR-DIBAM.
  • Image Permanence Institute (IPI) (2020). Graphic Atlas. Rochester, New York: Graphic Atlas. Recuperado de www.graphicsatlas.org
  • LAVÉDRINE, B. (2010). (re)Conocer y conservar las fotografías antiguas. Francia: CTHS.
  • LAVÉDRINE, B. (2003). A guide to the preventive conservation of photograph collections. Los Angeles: Getty Conservation Institute.
  • MAYNÉS, P. (2005). Fotografia. La conservació de col•leccions de fotografíes. Cataluña: Generalitat de Catalunya.
  • MOON, J.; CURRAN, K. (2017). “A study of the relationship between the migration of image silver and perceived yellowing of silver gelatine photographs”. Heritage Science, 5(45). https://doi.org/10.1186/s40494-017-0159-9
  • PAVÃO, L. (2002). Conservación de colecciones de fotografías (IAPH). Andalucía: Consejería de Cultura.
  • STULIK, Dusan. (2013). The atlas of analytical signatures of photographic processes. Silver Gelatin. Los Ángeles: The Getty Conservation Institute.
  • WEAVER, G. (2008). A guide to fiber-base gelatin silver print condition and deterioration. New York: Advanced Residency Program in Photograph Conservation.