La evolución de los moldes de revestimiento cerámico para la fundición a la cera perdidadesde la edad primitiva hasta la actualidad
- Pérez Conesa, Itahisa 1
- Vila Moscardo, David 2
- del Pino de León, Soledad 1
-
1
Universidad de La Laguna
info
-
2
Universidad Miguel Hernández de Elche
info
ISSN: 0070-1688, 2618-5555
Año de publicación: 2021
Título del ejemplar: Dossier: Aportes a las perspectivas de género en historia del arte
Número: 36
Páginas: 241-274
Tipo: Artículo
Otras publicaciones en: Cuadernos de Historia del Arte
Resumen
A técnica da fundição à cera perdida para produção de peças de metal é utilizada por diferentes culturas na história da humanidade.Os seus procedimentos tem se adaptado à tecnologia no uso do momento deixando registro disso, tanto nos monumentos funerários egípcios, nas obras artísticas procedentes de Mesopotâmia ou Grecia, entre outros, ou recolhida em textos, manuais e tratados Neste artigo se mostra um percurso que nos apresenta a evolução das técnicas dos moldes com revestimento refratário, e por isso, pode se fazer uma retrospectiva que nos indica que a técnica da chamota e a cásca cerâmica, evidentemente, sucessoras à técnicaprimitiva, tem sido adaptadas aos avanços teconológicos de cada uma das diferentes culturas alcançando as suas próprias características para que fossem mais eficazes e lucrativas. Descrevem-se as características da pasta do molde refratário desde os inícios até a técnica mais utilizada que demonstram que os procedimentos da fundição artística estão em constante adaptação e simplificação para economizar e simplificar a produção de peças em função das necessidades.
Referencias bibliográficas
- ALBALADEJO GOZÁLEZ, Juan Carlos. «Asignatura de Libre Elección en el Taller de Fundición en la ULL.» Programa docente . Santa cruz de Tenerife: Universidad de La Laguna, 2010.
- CELLINI, Benbenutto. Tratados de orfebrería, escultura, dibujo y arquitectura . Madrid : Akal, 1989.
- DEL PINO DE LEÓN, Soledad. “Procesos Metalúrgicos en la Edad del Bronce: la Espada de Peña Negra”. Santa Cruz de Tenerife: Universidad de La Laguna, 2015.
- FERNÁNDEZ CASTRO, Mª Cruz. “La Edad de los Metales”, en: Historia del Arte. Historia 16, Madrid: Historia viva, 1989.
- LE THOMAS, P.J. La Metalurgía. Barcelona: Martínez Roca, 1969.
- MARCOS MARTÍNEZ, Carmen. «Fundición a la cera perdida: técnica de la cascarilla cerámica.» Tesis doctoral. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2001.
- GONZÁLEZ PRATS, Alfredo. Nueva Luz sobre la Protohistoria del Sudeste. Alicante: Universidad de Alicante, 1990.
- TYLECOTE, R.F. A history of Metallurgy . London: The Metals Society, 1976.
- VILA MOSCARDÓ, David. La revolución de la cascarilla cerámica. estudio de dos casos de aplicación en la fundición artistica valenciana actual: La Facultad de Bellas artes de Altea, la empresa del artista Jaume Espí. Universidad Miguel Hernández, 2015.
- WACKERNAGEL, Martin. El medio artístico en la Florencia del Renacimiento. Madrid: Akal, 1997.